Vamos analisar se apenas o Google Analytics é suficiente para mensurar a audiência do Streaming da sua rádio.

Pra que serve o Google Analytics?

Bom, sei que já conhece o Google Analytics, mas nunca é demais repassar alguns pontos. Primeiro, que ele é um serviço gratuito oferecido pelo Google. Segundo, que coleta dados estatísticos de cada visitação feita ao site da rádio depois de se colocar um determinado código em cada página do seu site.

Mas o que isso significa?

Apenas que um ouvinte acessou uma determinada página do site da rádio, passou um determinado tempo nessa página e, depois, saiu.

E isso é importante?

Sim, claro!

Com ele, além de informações referente aos acessos em si, sua rádio tem dados estátisticos geográficos (localização e idiona do ouvinte), demográfico (sexo e faixa etária), comportamental (ouvintes novos, recorrentes, frequência que acessam o site e tempo que demoram para voltar ao site), entre outros.

Além disso, baseado no padrão de navegação do ouvinte o Google também fornece uma lista de interesses por categoria de afinidade e, esse tipo de informação, deveria ser incluído no MediaKit que é enviado ao mídia.

O Google Analytics substitui o Nextdial Intelligence?

De forma alguma.

O Google Analytics não consegue saber se o ouvinte apertou play ou não. Caso seu player inicie a audição automaticamente quando o ouvinte abre a página, o Google Analytics não sabe se o áudio começou ou não. Consequetemente, ele também não sabe por quanto tempo o ouvinte escutou sua programação.

Para coletar dados estatísticos do Streaming a rádio integra seu servidor de Streaming com o Nextdial Intelligence (um processo simples e rápido).

Depois dessa integração, toda vez que o ouvinte da play, o Nextdial Intelligence recebe uma mensagem do servidor de Streaming da rádio. E, quando o ouvinte para de ouvir ou, simplesmente, sai do site ou fecha o aplicativo mobile, o Nextdial Intelligence também recebe uma mensagem do servidor de Streaming da rádio informando o fim da escuta.

Dessa forma, o Nextdial Intelligence consegue apurar e demonstrar de forma precisa, especialmente, dentre outras coisas:

  1. Qual o horário de pico;
  2. Quantos ouvintes a rádio tem ao vivo;
  3. A audiência hora a hora da rádio;
  4. Quantos ouvintes novos a rádio conquistou;
  5. Quantos ouvintes a rádio manteve;
  6. De qual site ou aplicativo o ouvinte escutou a programação da rádio;
  7. Em média, por quanto tempo ele fica escutando a rádio.
Figura 1 - Estatísticas de audiência diária apurada pelo Nextdial Intelligence

Essas informações, aliadas as do Google Analytics, fornecem a rádio um dossiê completo para tomadas de decisão do artístico e que o mídia precisa pra considerar campanhas no digital da rádio.

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