Nesse artigo vamos falar sobre a novidade que faz parte da estratégia do Spotify com podcasts e conteúdos informativos.

Dados, Analytics e Propósito do Spotify

Os negócios digitais, especialmente os baseados em tecnologia, fazem uso de técnicas de inteligência artificial (IA), machine learning (ML), sempre buscando usar da "tal" Experiência do Cliente (UX) como diferencial competitivo.

E, o resultado é um grande conjunto de dados não estruturados que, muitas vezes, dizem mais sobre o comportamento do que as pessoas gostariam.

Não basta colocar os dados no centro da estratégia, é preciso ter um propósito. - Gartner

E, baseado em dados, o Spotify está testando uma ferramenta que imita a experiência de ouvir rádio e para ajudar as pessoas a alternar suas playlists e descobrir coisas novas.

Tudo o que falta é tempo e trânsito

Enquanto sua emissora ainda se comporta como se a distribuição do conteúdo não fosse pulverizada, diante dos problemas do dia-a-dia que agora misturam o artístico com Internet, outras empresas podem acabar mexendo no seu queijo.

Eis que na última quart-feira, 12/06, o Spotify lançou uma espécie de “rádio” voltada para motoristas, que vai misturar música e informação.

Batizada de "Your Daily Drive", a playlist reúne as músicas indicadas ao usuário de acordo com seu gosto pessoal  juntamente com conteúdos de podcasts informativos ou que tratem de assuntos do cotidiano.

Porém, por enquanto, o recurso está disponível apenas para usuários dos Estados Unidos.

"Em algum lugar, tem alguém acompanhado os seus passos. Por isso, é importante saber como os líderes de Analytics vão se comunicar com os clientes" - Rita Sallam, Distiguished VP Analyst do Gartner

O Spotify vai reinventar o rádio?

A "Your Daily Drive" chega um mês depois que o Spotify anunciou seu primeiro projeto de hardware - Car Thing - projetado para coletar dados sobre como as pessoas consomem áudio no carro.

Essa iniciativa mostra as ambições do Spotify.

Já tinhamos comentado em outro artigo que o Spotify está testando uma ferramenta que imita a experiência de ouvir rádio.

Agora, com essa playlist, ela está mais próxima da fórmula de rádio, em que as notícias entram no mix de músicas de tempos em tempos, embora o novo formato ainda não inclua tempo e trânsito, as duas coisas mais relevantes para motoristas.

Agora, fica a pergunta, como ficaria a competição com os radiodifusores?

Confira também: